sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Cecília Meireles, poema ''Retrato'' e releitura

E para comemorar o 103º aniversário de Cecília Meireles...


Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje, 
assim calmo, assim triste, assim magro, 
nem estes olhos tão vazios, 
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força, 
tão paradas e frias e mortas; 
eu não tinha este coração 
que nem se mostra. 

Eu não dei por esta mudança, 
tão simples, tão certa, tão fácil: 
- Em que espelho ficou perdida 
a minha face?

Cecília Meireles

Releitura: Espelho

Esse espelho não reflete o rosto de ontem,
essa lágrima, até então, desconhecida,
esse olhar sombrio e interrogador 
que distorce meu semblante confuso.

Eu não tinha essa expressão secreta,
tão misteriosa, longínqua e dura;
eu não tinha esse medo 
de um dia me enxergar desse jeito.

Eu não percebi tal mudança,
tão abundante e enigmática:
- Afinal, de que mundo saiu 
esse espelho?

Por: Miriã Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário