quinta-feira, 1 de maio de 2014

5 maneiras muito erradas de se escrever ''com certeza''

Atualmente, com o grande avanço tecnológico e o crescente número de redes sociais que surgem a cada dia no mundo, as pessoas passaram a escrever cada vez mais de forma errada. Não estou me referindo as abreviações, que possuem a função de facilitar a comunicação na internet, mas sim das palavras que são escritas totalmente erradas, geralmente por falta de conhecimento ou até mesmo pela questão da fonética, já que somos induzidos a escrever da maneira que nos expressamos oralmente.
Dentre as palavras que mais são escritas de maneira errada na internet, a expressão ''com certeza'', deveria ocupar o primeiro lugar no ranking. 
''Com certeza'', por mais que falemos rápida e unificadamente, as duas palavras (sim, são duas palavras!) devem ser escritas separadamente. Até porque ambas terminam com consoante e seria impossível unificá-las. Por isso, selecionei as cinco maneiras erradas de escrever ''com certeza'', e não tenho dúvida de que todos já se depararam alguma vez com essas visões.
1- comcerteza
Acontece quando a pessoa simplesmente une as duas palavras. Estaria certo se estivessem separadas uma da outra. Mas infelizmente, muita gente escreve assim.  
2- conserteza
 Essa forma é a mais usada e a mais vista na internet. Muitas pessoas, até mesmo estudadas, escrevem-na de maneira tão natural como se fosse tomar água.
3- concerteza
É quase igual a maneira anterior, mas ao invés daquele ''s'' absurdo, coloca-se o ''c'' da própria palavra certa. Se trata também de uma maneira muito usada. Infelizmente.
4- concertesa
 É também uma maneira não menos horrorosa que as demais. A única diferença da anterior é o uso do ''s'' no lugar do ''z'' na última sílaba.
5- consertesa
Finalmente, a última e pior maneira, que por incrível que pareça também é usada e abusada por aí. E o mais horrível, é saber que essas formas de escrita já saíram da internet e já se acomodaram nos cadernos e redações de estudantes, vestibulandos etc.
Bom, esses exemplos devem ser entendidos como dicas para uma escrita correta, sem os vícios errôneos e as junções de palavras comuns na internet. Lembrando, que usar abreviações na vida virtual é algo comum, facilitador e direto, no entanto, erros gritantes já são outros quinhentos.
Por: Miriã Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário