quarta-feira, 28 de maio de 2014

Sobre o Blog: Diário de uma professora eventual

Como sou irremediavelmente apaixonada por blogs, as vezes dedico um bom tempo a ler blogs de todos os tipos na internet. E realmente, há blogs de todos os tipos. Há alguns meses encontrei, o que na minha singela opinião seria uma preciosidade, o blog ''Diário de uma professora eventual'', escrito pela minha desconhecida colega Mariana Gabriela Fonseca, de Rio Claro. Aparentemente, Mariana tem postado com pouca frequência, pois sua última postagem já é um pouco antiga, mas temos que compreender, pois vida de ''professora prostituta não é nada fácil''! Sim, troquei ''substituta'' por ''prostituta'', pois ouvi isso uma vez de uma professora da faculdade. Algum tempo depois analisei bem a frase e cheguei a conclusão de que ela é verídica, afinal, a prostituta ''dá qualquer coisa a qualquer um'' e é isso o que nós, substitutos e substitutas, fazemos em sala de aula.
Bom, piadinhas a parte e voltando ao blog da Mariana, tenho que confessar que cada letrinha escrita possui total semelhança com a realidade sem ser mera coincidência. O blog todo é muito bem escrito e as postagens retratam da maneira mais direta e detalhada como é a vida do professor eventual. Identifico-me com cada linha daquele blog! Em apenas alguns meses de professora, já passei por T-O-D-A-S as situações ali descritas.
Assim como Mariana, eu sou apaixonada pela arte de lecionar. Sinto as maiores das emoções quando entro em uma sala de aula e vejo aqueles quarenta e cinco ou mais pares de olhinhos acesos e observadores, fixados (ou não) em mim e no meu trabalho. Por mais que eu já tenha colocado setecentas vezes o mesmo ser para fora da sala, já tenha lhe dado quinhentas advertências escritas ou faladas, quando ouço ele dizendo: ''Ô dona, vem cá um pouco'', meu coração juvenil logo se amolece e me sinto a pessoa mais feliz do mundo quando o ajudo a encontrar um verbo dentro de um pequeno texto. Ser professor é uma profissão maravilhosa, mas as decepções são constantes. Uma frase no blog me chamou a atenção: ''Cada dia mais me torno aquela professora chata, insuportável, que só grita e dá ordens. Culpa deles, não minha. Porque quanto mais eu tento ser legal e diferente, menos consigo controlar a sala.'' Infelizmente, estou passando pela mesma situação. Quanto mais legal você é, mas eles ''montam pensando que somos seus cavalinhos''. Mas, como bons brasileiros que somos, não podemos desistir.
Então, para finalizar, deixarei o link do blog da Mariana, que assim como outros blogs que encontro por aí, o dela também é muito interessante, verídico e bem escrito. Tenho que dizer que há ''blogueiros'' que escrevem infinitamente melhor do que autores famosos, ganhadores de prêmios, mas isso é muito bom para nós. Que continuemos assim!
Por: Miriã Pinheiro


Diário de uma professora eventual: http://eventualmentesempre.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário