quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Resenha: Ana Terra

Ana Terra é o nome de um livro de Érico Veríssimo, que compõe a coleção do autor chamada de ''O tempo e o vento'' que é formada por três obras e já foi minissérie da rede Globo. 
O livro conta a história de Ana, uma moça sofrida, que vive em um rancho muito distante da cidade com seus pais e dois irmãos. Aparentemente, a vida no campo não parecia ser muito interessante. Ana diz, em diversas partes do livro, que gostaria de ir à cidade, porém, seu pai nunca permitiu. O pai, de sobrenome Terra, tinha toda a autoridade dentro da casa e não tolerava jamais que alguma de suas ordens fosse desobedecida ou contrariada. 
A família vivia uma rotina monótona de trabalho todos os dias durante muitos anos, até que a chegada de um homem chamado Pedro Missioneiro, muda o quadro de rotina da família. Pedro é um índio que fala espanhol e por isso, possui certa dificuldade para se comunicar. Com o passar do tempo, acaba se mostrando prestativo nos serviços e com isso, ganha a confiança do ''chefe da família''. Para Pedro, é armada uma barraca no quintal da casa da família e é ali que ele passaria a viver. 
Ana, nunca havia tocado ou se apaixonado por nenhum homem, até porque vivia totalmente isolada deles. E com a chegada de Pedro, Ana se sente abalada e começa a sentir sensações, que em seus 30 anos de idade, nunca havia sentido. Chega a sentir nojo e ódio do índio, mas com o passar dos dias, acaba cedendo aos encantos do rapaz. 
Em um dia de calor, Ana se pôs a tomar banho no rio e Pedro se aproximou e os dois tiveram uma relação, deixando Ana grávida. 
Ana, desesperada, sabendo que não poderá esconder a barriga por muito tempo, decide contar a mãe, no entanto, o pai acaba escutando a conversa das duas e ficando à par da situação. Com isso, o pai e os irmãos de Ana, saem com Pedro, acompanhados de facões e foices. O livro não fala o que aconteceu ao índio, mas supõe-se sua morte. 
Com o passar dos anos, o filho de Ana, também chamado de Pedro, cresce, sendo tratado como um nada dentro de casa. 
Em uma discussão, o pai de Ana acaba matando sua mulher com tapas. 
Bom, não acho interessante contar a história toda do livro, embora ela não vá muito além disso. Na minha opinião, a história possui muito mais importância pelo seu lado histórico, já que narra situações da vida no interior da região sul do Brasil. Não é um livro com uma história alegre, muito pelo contrário. O final, é bem diferente daquilo que costumamos ler por aí e imaginar nas nossas cabeças já acostumadas com coisas que terminam bem. 

Por: Miriã Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário