quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Dica musical - Brothers of Brazil: uma perfeição sonora

Um belo dia meus ouvidos foram acariciados com uma mistura de rock punk com bossa-nova, cantando algo chamado ''Melodies from hell'' e o amor por essa mistura logo escancarou minha porta e entrou delicadamente decidido a fazer parte da minha vida. Peguei o mouse e voltei a música umas dez vezes só para ter certeza de que aquela perfeição sonora era real. Olhei a data umas mil vezes e mesmo tendo a plena certeza de que é atual, fiquei lendo a descrição do vídeo só para constar que eu não estava sonhando e de que aquela música não era apenas um resultado do meu desejo de conhecer algo que preste nesta atualidade decadente. Obviamente que quando coloquei no vídeo, já sabia que conhecia aquela agradável dupla de um programa de televisão da Redetv e que separada já era suficientemente famosa. Sabia também que eles cantavam juntos, mas nunca tinha tido o privilégio de escutar com atenção. Aliás, devo dizer que minha curiosidade surgiu justamente por ser fã do Supla e desde muito tempo só escutar as músicas do Tokyo e dos álbuns ''Charada brasileiro'' e ''Bossa furiosa''. Pensei que ele e o irmão deveriam ter gravado discos e ainda bem que eu estava certa! O álbum mais novo deles foi lançado quase no final do ano passado e eles seguem fazendo shows pelo mundo inteiro.
Supla, roqueiro conhecido desde os anos 80 teve alguns hits de sucesso e é conhecido como um dos poucos adeptos do estilo punk no Brasil. Possui um talento inconfundível, ótimo para fazer interpretações, vestimenta nada comum e uma voz que encantadoramente se encaixaria em qualquer música, simplesmente uniu o útil ao agradável na dupla com seu irmão João Suplicy, cantor de bossa-nova, estilo bem menos gritante e bem mais tranquilo e dono de uma voz linda e extremamente musical para fazerem essa beleza de música que eles mesmos chamam de ''punkanova''. 
Com letras inteligentes e muito bem interpretadas, as músicas dos Brothers of Brazil invadiram meu coração e me mostraram que ainda existe gente capaz de fazer música de qualidade. O estilo deles é muito musical e com certeza mereceria muito mais reconhecimento do que tem recebido. Considero um pouco de coragem investir em um outro estilo de música em um mundo onde o sertanejo universitário tomou conta e penso que aqueles que ainda não se entregaram à febre do sertanejo, deveriam aprender a valorizar um pouco mais os artistas que saem da nossa terra, em vez de ficar colocando em pedestal gente de outro lugar que está pouco se lixando para o povinho brasileiro. Temos artistas fantásticos aqui e devemos nos tornar público deles antes de sermos público de qualquer gringo com brinquinho na orelha. Quantos artistas tiveram que sumir do Brasil para conseguir reconhecimento porque aqui não estava virando nada? Pois é, a lista é inumerável! 
Eu sempre gostei muito do Supla, dessa mistura dele de Billy Idol com David Bowie, aquelas roupas coloridas, cabelo loiro espetado, corpo em forma e sempre vivi inconformada por ele não ter o reconhecimento e o sucesso que merece, mas confesso que imaginava que ''os brothers'' tivesse sido apenas um programa de televisão e não sabia que eles eram mesmo uma dupla musical. 
Supla já recebeu infinitas criticas em algumas músicas do passado, como a famosa ''green hair'' que ficou muitas vezes em primeiro lugar no ranking dos piores clipes do mundo segundo a MTV, mas sempre deixou bem visível uma grande humildade e carisma em todas as suas entrevistas e por esses e outros motivos dá para se reconhecer que o cara tem voz, charme e talento. Então, vamos acabar com o preconceito? Aliás, se ''green hair'' é o pior clipe do mundo, com certeza nunca escutaram uma tal de Tina Turner, mas deixa isso para lá!
Deixei-me levar pelo encanto musical dessa dupla cheia de estilo e talento e me apaixonei por todas as músicas, sendo difícil dizer de qual mais gosto. ''Melodies from hell'' foi a primeira que escutei e a produção do clipe é inesquecível. Em geral, as músicas dos Brothers são cantadas em inglês, mas existem algumas em português como ''A vida num segundo'', ''Tudo pelo poder'', ''Domingo de manhã'' e algumas outras que misturam os dois idiomas. O sucesso principal da dupla no exterior leva o nome de ''Viva liberty'' que com certeza, merece ser ouvido. Entre os álbuns estão ''Punkanova'', ''On my way'' e o mais novo ''Melodies from hell''.
Bom, eu apenas decidi reservar um espacinho para divulgar a boa música produzida na atualidade e deixar como dica para aqueles que ainda possuem ouvidos sensíveis para apreciar boa vozes, clipes bem feitos, letras inteligentes e ritmos contagiantes e diferentes. Desejo a todos boas experiências com as canções dessa dupla única, que com certeza vale muito mais do que uma banda cheia de gente!






Nenhum comentário:

Postar um comentário