sábado, 12 de abril de 2014

Best Sellers

Quando falamos em Best Sellers, já logo pensamos em Harry Potter, Crepúsculo, 50 tons de cinza, A menina que roubava livros, O código da Vinci, entre outros. Best Sellers são livros, geralmente americanos, que possuem uma extraordinária facilidade comercial,  ou seja, são os mais vendidos e consequentemente, os mais lidos no mundo todo. Hoje, ''passeando'' pelo Facebook, li a seguinte frase em uma página dedicada à leitores: ''Não leia Best Sellers''. Confesso que acho essa frase um tanto preconceituosa.
 É óbvio que não há como existir comparação entre qualquer Best Seller e uma obra realmente considerada literária, mas se escolhermos com cuidado, existem muitas coisas para serem aproveitadas nesses livros ''comerciais''
Pesquisas afirmam que o nosso país, o Brasil, não é um país com um alto nível de leitores, são poucas as pessoas que realmente se interessam pelos livros. Se formos analisar, os temas dos Best Sellers, quase sempre de ficção, são extremamente interessantes, principalmente na opinião de crianças e jovens. É meio complicado convencer um adolescente a ler ''O Ateneu'' de Raul Pompéia, mas é bem mais simples convencer o mesmo adolescente a ler qualquer livro da série Harry Potter. E eu pergunto, o que é melhor? É melhor ler Harry Potter, mas fazer um tipo de leitura, ter contato e acesso aos livros ou é melhor ficar sem ler nada a ler um Best Seller? Você pode até discordar, mas é muito melhor ler um Best Seller e exercitar sua função de leitor, aprendendo a viajar pelos livros a ter que ficar sem contato com nenhum tipo de leitura.
Eu acredito firmemente de que nada se compara a um bom clássico, seja ele de qualquer nacionalidade, destinado a qualquer público ou faixa etária. E acredito mais ainda que devemos sim influenciar nossos jovens a lê-los. Um clássico nunca envelhece! Mas também acredito que a preocupação maior deve ser em formar leitores e a leitura só é aproveitada se for vista como um fonte de prazer e não de tortura.
Por: Miriã Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário