sexta-feira, 11 de abril de 2014

Educação: o bem maior

A doença mais grave, contagiosa e mais difícil de ser combatida no mundo é a falta de respeito. Sinceramente, acho que para a maioria dos defeitos do asqueroso animal chamado de ser humano, há um remédio ou quem sabe até uma solução, mas para a falta de respeito, agrava-se o mal.
Nos dias de hoje, fazer um ou mais filhos e ''enfiá-los'' dentro de uma escola (já que fazer isso é obrigatório) de qualquer maneira, jogando toda a responsabilidade de educar, ensinar valores e respeito as custas do coitadinho do professor, tornou-se algo corriqueiro. Não estou generalizando, dizendo que todos os pais fazem isso, mas a maioria tem tentando se livrar da obrigação de educar suas lindas crias. Ou até mesmo tem feito isso sem intenção, já que nos dias de hoje temos uma vida extremamente agitada e acaba não dando tempo de dar às crianças os ensinamentos que necessitam para se tornarem jovens, adultos e principalmente cidadãos honrados e ativos.
Eu entendo que educar um filho não é nada fácil, ainda mais tendo outras milhões de obrigações para dar conta. Ainda não sou mãe, mas sou professora e sofro com a falta de respeito de muitos que saem totalmente ''crus'' de educação de seus lares. Não acho também que os pais sejam os únicos responsáveis por isso, pelo contrário, mas também acho que falta um pouco mais de monitoramento em nossos adolescentes e jovens. 
Muitos deles assistem na televisão o que querem e a hora que querem, ouvem músicas que trazem má influencia na formação do caráter, saem final de semana e voltam absurdamente tarde e muitas vezes bêbados e drogados. Qualquer um concordará que o maior problema é a falta de limite que há nas famílias. Problemas como esse sempre existiram, mas está claro que chegamos ao extremo.
Educar não é fácil: exige tempo, dedicação, paciência e o mais necessário, exemplo. A solução não é parar de trabalhar e passar a vida vigiando os filhos dentro de casa, mas quem sabe um monitoramento maior, regras um pouco mais firmes em algumas ocasiões, incentivo à atividades típicas para a faixa etária e não roupas e atitudes de péssimos adultos. Ensinar a respeitar o próximo é a base de todos os preceitos da educação, o saber falar na hora certa e cumprir com seus deveres dentro da instituição que dará o preparo para a vida lá fora. Acredito, também, que os pais devem olhar os cadernos dos filhos, analisar suas dificuldades e auxiliar no que for necessário, não com brigas, mas com amor! É aí que nasce o exemplo da educação; quem educa, com certeza, colherá os frutos.
Por: Miriã Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário