quinta-feira, 5 de junho de 2014

Celular

Quem não tiver um, que atire a primeira pedra! Hoje em dia todos possuem celulares. E digo no plural, pois grande parte das pessoas possuem mais do que um aparelho. Há oito ou dez anos era difícil encontrar quem tinha celular, eram aparelhos gigantes, pesados e um pouco caros para manter, pois as operadoras não tinham essa infinidade de promoções que hoje estão mais do que disponíveis para todos. Depois, o acesso foi ficando mais fácil e os celulares foram diminuindo de tamanho, embora sua resistência nem se compare a fragilidade dos aparelhos atuais. Surgiram os famosos Nokia, Motorola e depois essas mesmas marcas foram evoluindo para os famosos celulares com flip (mais conhecidos como ''de abrir e fechar'') e o irresistível V3. Que mulher, moça ou menina nunca sonhou em ter um V3 cor de rosa ou pink? Eu sou a primeira a levantar a mão.
Bom, o importante é que esses aparelhos evoluíram gradativamente chegando aos dias atuais com funções incríveis, viciando ainda mais as pessoas que preferem ficar sem água do que sem celular. Antes, os celulares serviam mais para fazer ligações ou mandar torpedos, ninguém ficava o dia todo com eles nas mãos, já que não tinham nada de tão viciante. Agora, as coisas mudaram. Os celulares são capazes de fazer quase tudo o que a humanidade gosta de fazer, atraindo as atenções de todas as idades.
 Um dos lugares em que o uso do celular se torna mais efetivo e permanente é nas escolas. No entanto, o que é diversão para uns pode ser o martírio para outros. O uso de celulares e outros aparelhos do mesmo nível são proibidos dentro das instituições educacionais, mas alguém respeita? Não, mas deveriam. Adolescentes que mal sabem escrever seus próprios nomes, colocam o fone de ouvido e se acham no direito de escutar músicas dentro da sala de aula! Mais uma vez, o infeliz do professor é obrigado a despojar de suas verdadeiras funções para chamar a atenção ou fazer o mais correto: retirar o aparelho do discente descompromissado. Há casos em que os pais sentem-se revoltados com a atitude do docente, no entanto, não são eles quem são cobrados para manter a disciplina em sala de aula e dar um jeito de conseguir concluir seu objetivo: ensinar.
E o problema do celular não é apenas nas escolas. Já presenciei casos de pessoas que quase foram atropeladas na rua por estarem usando fones de ouvido ou simplesmente estarem com os olhos vidrados na tela de seu aparelho. E ainda tem mais: quantos relacionamentos não foram destruídos por essas e outras tecnologias que se tornam piores do que armas quando estão nas mãos de idiotas? Com certeza serão incontáveis os prejuízos do uso incorreto da tecnologia.
Enfim, o ser humano, por ser diferente dos outros animais e possuir o título de ''animal racional'', deveria aprender a usar os recursos disponíveis a seu favor e não para sua própria condenação. A tecnologia deve ser a solução e não a causa de mais problemas. Os pais deveriam proibir seus filhos de levar o celular para a escola, já que não possuem maturidade e discernimento para usar na hora adequada. Se cada um fizesse seu papel na sociedade, não seríamos dominados por nada. O celular não precisaria ser proibido nas escolas se os alunos soubessem a hora que poderiam usá-lo. As regras existem por culpa dos maus-procedimentos.
Por: Miriã Pinheiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário