terça-feira, 17 de junho de 2014

Perda de identidade

É triste saber que estamos vivendo a era da babaquice. A tecnologia foi muito bem aperfeiçoada para que   hoje pudéssemos ter toda essa facilidade. No entanto, a babaquice tem predominado no ser humano, deixando-o cego diante de tantos recursos. Mas, dentre tantas perdas que temos vivenciado, a maior delas é a perda de identidade. Sim, a tecnologia exagerada e as redes sociais tem tirado o pouco que restava da identidade da raça humana. Porém, é desnecessário jogar a culpa no Facebook, no Twitter, no Youtube e até mesmo nas estrelas. A culpa é nossa. A culpa é de quem não sabe fazer o uso correto daquilo que está disponível. Tudo está aí para que nós utilizemos, no entanto, é necessário saber como, quando e com quem usar nossos recursos.
A perda da identidade começou quando todos pararam de ser o que eram para começarem a ser o que todos estavam sendo. O exemplo mais fiel disso é a ''falsa felicidade'' que povoa o Facebook. Todo mundo finge ser feliz vinte e quatro horas por dia. Eu não sou feliz vinte e quatro horas por dia. Nem todo dia eu tenho vontade de pegar meu celular e tirar um ''selfie'' (nome ridículo e estrangeiro, como quase tudo que gostamos de aderir) com a boca escancarada cheia de dentes. As pessoas estão fingindo possuir algo que não possuem. Nós todos sabemos que a vida não é fácil, bom, pelo menos para mim ela nunca foi. Sabemos que não é sempre que temos dinheiro para viajar para qualquer lugar do mundo ou simplesmente ir para a praia. Pessoas fingem ter o dinheiro que não tem. Todos parecem viver em um eterno final de semana ou em uma férias de doze meses, regada a praia, clube sol escaldante. 
Não bastando essa '''falsa felicidade'', ainda há aqueles que fingem terem relacionamentos amorosos perfeitos, sem discussões e desentendimentos, onde tudo é um mar de rosas. Dizem ''eu te amo, mãe'' a todo momento no Facebook, mas se esquecem de dizê-lo pessoalmente. Fingem adorar a família inteira e amar os animais, quando a realidade é totalmente oposta. 
Eu, particularmente, adoro fotos e também uso as redes sociais, porém, acredito que o exagero tem tomado conta da população internauta. Não podemos nos esquecer que somos gente de verdade, com momentos de tristeza e mal humor, momentos sem dinheiro para comprar um bala, família imperfeita e relacionamentos complicados. Não há nada demais em ser normal. Tudo isso são fatores que compõem a nossa identidade. Cada um é o que é porque possui uma vida diferente da do outro. Tirar fotos é gostoso, férias e finais de semana também, mas fingir estar nisso todo dia é desagradável e forçado. Há momentos que pedem uma foto, outros nem tanto e outros de jeito maneira. Tirar foto de cada comida diferente que vai comer também transmite uma imagem péssima e miserável. Mas fazer isso de vez em quando não é o fim do mundo.
Temos que dar um jeito de não deixar que a babaquice nos domine. Somos seres humanos comuns, trabalhamos, suamos, fedemos e voltamos um trapo para a casa no final do dia. Não estamos com vontade de sorrir e tirar fotos o tempo todo, não temos a melhor família e o melhor relacionamento do mundo, da mesma forma que não temos dinheiro para viajar todo final de semana e há férias em que não temos condições de sair do estado. A vida é composta de devaneios, camuflá-los seria perder nossa identidade e o que temos de próprio e único.
Da mesma maneira, há quem não goste de ler ou assistir ''A culpa é das estrelas'' ou simplesmente não possa ou não goste de chocolate ou de cerveja e amigos falsos e oportunistas. Qual é o problema disso? Cada um que pague seus impostos, suas contas em dia e leve sua vida da maneira que considerar mais adequada. A identidade ainda deve ser o maior tesouro de um homem.
Por: Miriã Pinheiro

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Eu não acho que essa "falsa felicidade" nas redes sociais sejam um problema, na verdade, até apoio, já que nem tudo da nossa vida precisa ser colocado para o mundo inteiro saber (ou até onde a lista de amigos de amigos possa chegar). Além do mais, não é babaquice colocar apenas coisas de que gosta e compartilhar momentos felizes, a maioria das pessoas detesta quando alguém fica chorando nas redes sociais (e enche seu feed com coisas "àtoas"). - E tudo isso não significa uma perda de identidade, só uma seleção de coisas que se quer ou não falar, ou de momentos que se quer ou não compartilhar.
    (Obs: "Perca" é verbo, o substantivo é "Perda", desse modo, "a perda de identidade")
    :)

    Beijos e até mais
    http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada pelo comentário. Da mesma forma que você, também não acho legal ficar ''chorando'' em redes sociais, no entanto, a ''falsa felicidade'' a que me refiro é aquela ''felicidade exagerada'' que as pessoas fingem transmitir só para conseguir curtidas ou algo assim. É gostoso e normal postar fotos de momentos felizes, mas já vi pessoas que pegam pesado sem nem ao menos estarem felizes por dentro, apenas para passar a falsa imagem para o mundo de que possuem uma vida perfeita e maravilhosa. Mas entendi seu comentário ;D rs Muito obrigada.
    Beijos e até mais

    ResponderExcluir