quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A frase de Fernando Pessoa

Quem nunca ouviu a famosa frase de um poema do grandioso poeta português Fernando Pessoa, que diz assim: 

''Navegar é preciso, viver não é preciso''.


Essa frase é muito famosa e foi estudada por centenas de apreciadores e profissionais da literatura. É postada com grande frequência nas redes sociais e bastante lida nos livros didáticos de Língua Portuguesa das escolas, principalmente no ensino médio.
É óbvio que tudo o que veio de Fernando Pessoa é maravilhoso, faça sentido ou não. Mas Fernando Pessoa sempre faz sentido, não importa a época ou o lugar. O autor dos heterônimos realmente sabia como utilizar as palavras e usá-las belamente em seu favor. Mas, afinal, o que realmente quer dizer essa frase? 
Se perguntássemos para milhares de pessoas, 99% delas teriam a mesma resposta: ''Pessoa quis dizer que navegar no mar português é preciso e que viver não era preciso. O segredo era navegar!'' 
Bom, se fôssemos levar ao pé da letra, o significado seria esse. Mas, como a literatura jamais (eu disse, jamais) pode ser levada ao pé da letra (sentido literal) temos que ir um pouquinho mais além para conseguir perceber o real significado dessa expressão tão famosa na literatura.
Dia desses, tendo aula de Literatura Portuguesa (com certeza) na faculdade, tive minha atenção totalmente raptada quando após a leitura do poema que carrega a frase que estamos analisando, tive o privilégio de ouvir minha esplêndida e expert professora de literatura explicar sobre essa frase. É claro que após me surpreender um pouco, decidi que colocaria isso no blog  em forma de compartilhamento com os leitores que sempre enxergaram e interpretaram essa frase da mesma maneira que eu, até então, também interpretava. Por ser boa estudante e apreciadora da literatura, não consigo jamais aceitar uma resposta pronta sobre algo. Não há limites para a interpretação e nunca um autor quer dizer apenas o que escreveu. Sempre há algo nas entrelinhas. Nada é apenas o que conseguimos enxergar com nossos meros olhos mortais.
Mas, voltando à frase, a professora nos falou sobre um estudioso que passou muitos anos apenas tentando decifrar a frase de Fernando Pessoa. E sim, o resultado me surpreendeu. E se antes eu já achava que Pessoa era um gênio, agora já acho que seja um gênio e meio.
Quando lemos a palavra ''preciso'', afirmamos de boca cheia que se trata do verbo ''precisar'', que é sinônimo de necessidade. Mas, no caso da frase, a palavra ''preciso'' está empregada no sentido de substantivo, ou seja, como sinônimo de certeiro, certeza e certo. 
Fernando Pessoa quer dizer que navegar é preciso (é certo, certeiro), pois podemos sempre ter a certeza de que um dia chegaremos ao nosso destino ou pelo menos chegaremos a algum lugar. Navegar é um ato previsível! Agora, quando o assunto é ''viver'', o poeta diz que ''não é preciso'', pois viver não é certeiro e nem previsível. Não existe um molde, um padrão ou uma fórmula exata para a vida acontecer. Ela, muitas vezes, foge ao nosso controle. 
Interessante, né?  Fernando Pessoa sabia usar as palavras muito mais do que nós achávamos. Dessa forma, é possível fazer as seguintes releituras:

Navegar é previsível, viver não é previsível. 

Navegar tem destino certo, viver não!

''Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:    
"Navegar é preciso;  viver não é preciso".  
Quero para mim o espírito [d]esta frase, 
transformada a forma para a casar como eu sou:  

Viver não é necessário;  o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande, 
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.  

Só quero torná-la de toda a humanidade; 
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.  

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue 
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.  

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça. ''

(Fernando Pessoa)




Por: Miriã Pinheiro

3 comentários:

  1. Grande Fernando Pessoa!
    Um dos poetas que mais tenho prazer de ler Miriã!

    Quando puder leia o Livro do desassossego. É brilhante!
    Adorei a reflexão que você trouxe!

    Um abraço!

    Vanessa Vieira
    Pensamentos valem mais que ouro

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vanessa Vieira, eu já li o Livro do desassossego e gostei muito. Realmente Fernando Pessoa é maravilhoso. É um dos poetas que mais fala da nossa vida como ela verdadeiramente é, sem fantasias. Muito obrigada pelo seu comentário!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fernando Pessoa é uma das mentes mais brilhantes que já passaram aqui nessa terra.
    Vale a pena ler tudo que esse mestre escreveu.

    Adorei!
    Beijos e beijos
    Nany O.
    http://www.naqueleoutono.com/

    ResponderExcluir