domingo, 24 de agosto de 2014

Poesia: O que é Acróstico?

A palavra com o nome do tema em questão é pouco usada mas não deixa de ter um significado bem conhecido. Acróstico? O que é? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar! Pois é, a grande maioria das pessoas pensaria dessa maneira após ler tal palavra tão diferente e raríssimas vezes ouvida. Acróstico? Será algum tipo de salgado frito ou assado? A resposta, obviamente, é não!
Acróstico nada mais é do que uma poesia ou qualquer outra estrutura textual onde a primeira letra de cada verso (ou frase) é parte integrante de uma palavra ou frase escrita na vertical. Pode ser uma única palavra isolada ou várias palavras juntas produzindo um sentido. A questão é que você, mesmo que não esteja entendendo nada, compôs pelo menos um acróstico na vida. Embora seja considerado uma forma de texto ou poesia e tenha um nome um tanto exótico para os ouvidos não muito familiarizados com o mundo poético, o acróstico pode ser um belo motivo para brincadeiras de crianças ou uma forma didática de convencê-las a ler poesias. Abaixo, construí um exemplo bem simples de acróstico.

Minha linda
Amada, doce e gentil
Recatada em modos
Inocente donzela tímida
Amar-te-ei mais com o passar dos anos.

Repare que a estrofe fala sobre uma moça chamada Maria e o nome da mesma está escrito em vertical com cada letra sendo a primeira de cada verso. Isso é um acróstico. 
Agora, vou deixar como exemplo a canção intitulada ''Acróstico'', do cantor Roberto Carlos, feita em homenagem a sua até então mulher Maria Rita, a belíssima e talentosa cantora, filha da extinta Elis Regina.

Acróstico

Mais que a minha própria vida
Além do que eu sonhei pra mim
Raio de luz
Inspiração
Amor você é assim
Rima dos versos que eu canto
Imenso amor que eu falo tanto
Tudo pra mim
Amo você assim

Meu coração 
Eternamente
Um dia eu te entreguei

Amo você
Mais do que tudo eu sei
O sol
Raiou pra mim quando eu te encontrei

Por: Miriã Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário