terça-feira, 8 de julho de 2014

Cultura

É muito comum ver por aí um monte de gente sem conhecimento criticando a cultura do Brasil e outros até achando que ela não existe. Dizem que só pensamos em carnaval e futebol. E sim, é verdade. Mas não é porque a população tem um conceito errado de cultura, que podemos afirmar livremente que somos um país sem cultura. Cultura é a história e os costumes de um povo e assim como todos os povos, nós também temos uma cultura. E não, ela não é somente composta por carnaval e futebol. Para quem não sabe, o carnaval não tem origem brasileira e nem sempre foi organizado da maneira que é atualmente. A ideia da festa sempre foi proporcionar diversão por meio de bailes, desfiles e danças com máscaras. No entanto, decidiram que vulgarizar a festa tornaria a comemoração mais amada e assistida, transformando-a na maior festa do Brasil. E é verdade que o Brasil gosta de ver uma bunda suada na televisão. A bunda é a diversão nacional!
Com relação ao futebol, posso dizer que obviamente tenho pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto, mas é um pouco triste considerá-lo como ''o maior espetáculo da Terra''. Admiro muito a seleção brasileira e em todos os momentos torci de todo o coração para que ganhássemos o Hexa. Somente o maior dos ignorantes seria capaz de dizer que não torce para o Brasil só porque não gosta de futebol. Não gostar de futebol é uma coisa, ir contra a torcida da sua nação é outra totalmente diferente. A propósito, com relação a perda do Brasil para a Alemanha, prefiro acreditar que a seleção fez tudo o que pôde para que o jogo fosse diferente, mas infelizmente não deu certo. E o pior é ver nos telejornais um bando de idiotas dando uma de vândalo por causa da derrota. Sabedoria não é o forte desse povo, com certeza!
Mas deixando um pouco de lado o futebol e o carnaval (coisa que muita gente deveria fazer), quero ver se consigo ressaltar um pouco alguns dos aspectos que fazem de nós um povo com cultura, sim senhor! Primeiro de tudo, pense no que você faria se tivesse que passar o resto da vida comendo macarrão. Pense em como se sentiria se nunca mais comesse arroz e feijão e nunca mais provasse uma feijoada. Nossas comidas, assim como nós, foram resultados de uma mistura de vários elementos. Os portugueses não conheciam a feijoada, ela é resultado da mistura que os escravos faziam com os restos de carne que lhes eram concedido. Portanto, a feijoada é literalmente uma comida brasileira, por isso faz parte da nossa cultura.
Quando o assunto é Literatura, os leitores de plantão com certeza já leram algo considerado Literatura Brasileira. Todo mundo já está cansado (ou pelo menos deveria) de ouvir falar de Machado de Assis. Sim, o escritor que precisa ser dividido em três fases para ser estudado, é brasileiro. Se formos falar sobre os poetas, seriam necessárias cinquenta postagens de blog, já que é imenso o arsenal de poetas maravilhosos que contribuíram fielmente com a formação da nossa literatura e mais ainda no enriquecimento da nossa cultura. Existe cultura maior do que Literatura? Não importa a época ou o movimento a que pertence, a Literatura faz parte da história de um povo. Literatura é sinônimo de identidade.
Pior ainda é escutar nego falando que música brasileira não presta. E seria verdade mesmo, dependendo da música, é óbvio. Porém, seria tolice afirmar que não temos música boa! A MPB (música popular brasileira), como o nome já diz, é inteiramente nossa e possui infinitas canções maravilhosas. Seria até desagradável citar dois ou três nomes, quando é imenso o estoque de poetas que temos e tivemos dentro da nossa música. A MPB é um mistura de ritmos africanos, indígenas, cantigas populares, fanfarras militares, músicas religiosas e até europeias.
Sem dúvida alguma, ainda existem muitos fatores que formam, colaboram e fazem parte diretamente da composição da nossa cultura. E para quem acha que não, eu digo que sim. Nós temos uma cultura e uma cultura muito rica, misturada e exuberante como toda cultura deve ser. Os personagens folclóricos, por exemplo, é um pedaço importantíssimo da nossa história, deixar de passá-los às gerações seguintes seria um erro imperdoável. O Brasil é rico e abençoado. É maravilhoso viver em um lugar onde terremotos e furacões são praticamente lendas. Não tome os problemas sociais dos país como falta de cultura. Educação, saúde, moradia e trabalho são problemas sociais e não culturais. Não culpe os canais de televisão se você é o primeiro a dar ibope. Não confunda problemas sociais com culturais. Procure, sobretudo, exaltar o que seu país tem de bom. A política, com certeza, não é ruim só aqui. Bandidos, não existem só aqui. Problemas não são exclusivamente brasileiros. 
Por: Miriã Pinheiro

2 comentários:

  1. Olá =).
    É triste quem pensa que a cultura do Brasil é só futebol, carnaval e mulher pelada. Sério, existe muito mais que isso, poxa!
    Adorei o post, muito bem escrito.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Inês. Infelizmente existem muitas pessoas incapazes de enxergar tudo o que temos bom!
    Beijos

    ResponderExcluir