quarta-feira, 9 de julho de 2014

Mafalda: a crítica que não envelhece

Todo mundo pode dizer que uma vez ou outra na vida já se deparou com alguma tirinha da famosa garotinha do cabelo volumoso. É muito comum encontrar tirinhas da Mafalda nos livros didáticos de Língua Portuguesa de todas as séries e é mais fácil ainda encontrá-las nas provas de concursos públicos. A verdade, é que essa garotinha é mais conhecida do que nota de um real pelo fato de sempre ter uma pergunta e uma resposta ideal para todas as situações na ponta de sua língua afiada. 
A personagem foi criada por Quino, um desenhista argentino, por volta de 1968. Seu maior objetivo é contestar e discutir por meio dos quadrinhos humorísticos, temas polêmicos nas mais diversas épocas. Mafalda, logo na primeira leitura, transmiti-nos sua curiosidade contagiante de menina de seis anos e uma enorme inquietação política. No entanto, existem pesquisas que afirmam que Mafalda não foi criada com o objetivo de retratar a situação em que se encontrava a Argentina, mas com o tempo foi adquirindo um tom crítico, usando a sua inteligência como forma de contestação.
Mafalda é uma garota como outra qualquer que tenta encontrar uma explicação palpável para as coisas da realidade. Porém, suas dúvidas são voltadas para os problemas sociais, as desigualdades e conflitos políticos. 
Dentro dos quadrinhos de Mafalda, podemos observar também o comportamento de seus amigos. Cada um possui uma determinada personalidade e um jeito diferente de enxergar a realidade, mostrando como realmente são as pessoas da sociedade. 
Com toda a sua fama claramente crítica, Mafalda foi se destacando cada vez mais em muitos países, inclusive no Brasil. A linguagem de suas tirinhas é altamente compreensível e é incrível como as questões debatidas ainda sejam tão atuais nos dias em que estamos vivendo. Suas histórias pararam de serem produzidas no ano de 1973, porém suas críticas e principalmente o seu humor inconfundível, continuam e continuarão a persistir enquanto o mundo for capaz de compreender os seus mais sinceros recados de menina questionadora. 
Por: Miriã Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário