quarta-feira, 2 de julho de 2014

Prematuros

Esses dias comecei a observar no Facebook e também na vida real, o comportamento de algumas garotas entre 10 - 12 anos. Confesso que fiquei um tanto decepcionada com a impressão que tive. Não vou dizer que eu não estava por dentro das ''mudanças'' do nosso mundo atual e nem que eu já não sabia o rumo que as coisas estavam tomando, mas a situação está um pouco pior do que eu imaginava. 
Abri, sem compromisso algum, o Facebook de uma garota e comecei a prestar atenção nas fotos. Realmente, ela é uma menina muito bonita e bem formada, embora tenha acabado de completar 11 anos. No entanto, a ''postura'' que ela tem em suas fotos, não é das melhores. Se eu não a conhecesse, com certeza começaria rapidamente a tirar conclusões precipitadas. Havia fotos em que ela estava somente de sutiã, outras com a blusa levantada mostrando a barriga e várias outras em que fazia gestos considerados sensuais por aquelas pessoas nojentas e sem escrúpulos. Já, que para mim, qualquer pessoa que acha sensual ver outro ser humano divulgando fotos em redes sociais tentando competir com alguns animais em seu período fértil, com certeza não pode ser uma boa pessoa. Mas, não é sobre isso que quero discutir!
O que mais me chama a atenção em algumas garotas é a pressa que elas tem de crescer, namorar, ter relações sexuais e fazer de tudo o que para sua idade, elas nem deveriam ter o devido conhecimento. Não estou me referindo a parte biológica, pois essa sim deve ser muito bem ensinada desde criança, mas existe uma parte sexual que é totalmente desnecessária para o conhecimento das crianças e pré-adolescentes. Acredito, que o maior problema seja os lugares e as pessoas com quem são adquiridos esses conhecimentos. Não haverá no mundo ninguém melhor do que a própria mãe para ir ensinando seus filhos e principalmente suas filhas, de acordo com a idade que vão adquirindo e as perguntas que vão fazendo sobre o assunto.
Todos nós sabemos que a pré-adolescência e a adolescência consiste em uma fase de curiosidade e descoberta dos instintos, no entanto, esses fatores estão começando a aparecer cada vez mais prematuramente, eliminando mais cedo a fase da infância. Do jeito que as coisas tem caminhado, daqui a alguns dias as crianças já vão nascer adolescentes. E isso é um sério problema! A infância é uma fase que deve ser aproveitada o máximo possível e não vivida as pressas, de qualquer jeito, na ânsia de se tornar adulto com mais rapidez.
Falando sobre mim, devo dizer que não faz muito tempo que tive 10 e 11 anos, porém, é terrível poder afirmar que há poucos anos as coisas ainda eram bem diferentes. Nessa época, ainda não haviam inventado nem o orkut e as meninas eram bem mais preocupadas em vestir suas Barbies do que em tirar fotos sensuais para divulgarem seu corpo púbere na internet. Não vou dizer que não existiam as chamadas ''pra frentes'' que entendiam de assuntos absurdos e que sempre davam um jeito de se oferecer para alguém, mas isso existe desde que o mundo é mundo, mas atualmente a situação perdeu o equilíbrio. As meninas devem ser ensinadas que é normal ter curiosidade, interesse e desejo pelo sexo oposto, mas se oferecer já são outros quinhentos. 
Outro problema é o fator da vestimenta. Crianças devem se vestir como crianças e ponto final. O mundo precisa entender que corpo não é objeto de uso nem de exposição, nem sequer um brinquedo ou uma atração turística. Corpo pode e deve ser respeitado, mais ainda o corpo recém formado. Crianças devem brincar, estudar, aprender e serem saudáveis e não uma espécie de atrativo para pedófilos e mal-intencionados de todos os tipos. O mundo só irá melhorar quando pararmos de dar importância a coisas que não foram feitas para serem cultuadas. Temos que parar de transformar a vida real em uma versão humana de um canal de televisão.
Por: Miriã Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário